sexta-feira, 18 de maio de 2012

História da Natação




História da Natação, Regras e Estilos da Natação.

Natação é mais do que um esporte, é a arte que o ser humano e outros animais conseguem realizar dentro da água. Além da competição, da recreação e do trabalho (mergulhadores profissionais), esse esporte é de suma importância para salvar pessoas em situação de afogamento.

É considerada uma das melhores atividades físicas, pois praticamente todas as estruturas musculares e esqueléticas são trabalhadas, além do grande benefício cardiovascular por ser uma atividade aeróbica.

A capacidade nata de nadar dos mamíferos é conhecida entre os cientistas como ‘nado padrão mamífero’ (popularmente como ‘nado cachorrinho’), que tem como características: cabeça fora da água, braços com angulação próxima de 90 graus, e pernas em leve flexão.

O esporte:

O objetivo de uma competição de natação é determinar qual o nadador mais rápido. A regra básica separa o modo pelo qual o atleta ganha impulso na água em quatro estilos diferentes: crawl (nado livre), costas, peito, borboleta. O medley é quando os quatros estilos são executados na mesma prova.

Cada um desses estilos tem especificações sobre o posicionamento do tórax do atleta e o movimento de pernas e braços. No estilo crawl, por exemplo, o atleta se posiciona com o peito voltado para o fundo da piscina, em posição horizontal no nível da água; os braços saem da água em posição paralela ao corpo, sendo jogados para frente por cima da água, alternadamente (enquanto um é jogado para frente, o outro braço volta para trás por baixo d´água); as pernas movimentam-se para cima e para baixo também alternadamente.

A natação esportiva começou a se tornar popular a partir do século XIX, e atualmente existem vários eventos esportivos, que envolvem provas de natação. As competições internacionais de natação são organizadas e regulamentadas pela FINA (Federação Internacional de Natação).

Provas:

Provas individuais – o nadador disputa a modalidade sozinho e pode competir em estilos diferentes e em percursos de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m. Ele pode disputar costas, peito, borboleta, livre e medley.

Provas de revezamento – quatro nadadores se revezam. Há provas de revezamento em 4x100m e 4x200m para estilo livre, e 4x100m para o estilo medley.

Estilos:

Estilo livre – nessa modalidade o nadador pode optar pelo estilo que preferir. Na prática o estilo usado com mais frequência é o crawl. O estilo livre compete-se em distâncias de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m.

Estilo costas – tem uma técnica semelhante ao crawl, exceto que é praticado com as costas voltadas para o fundo da piscina. No estilo costas compete-se em distâncias de 50m,100m e 200m.

Estilo peito – o atleta nada de peito voltado para o fundo da piscina, movendo os braços simultaneamente, “puxando” a água da frente para trás e ao mesmo tempo abre e fecha as pernas também sincronizadas. O estilo bruços compete-se em distâncias de 50m, 100m e 200m.

Estilo borboleta – o nadador está de peito voltado para o fundo da piscina, rodando os braços lateral e simultaneamente e batendo as pernas juntas. Nesse estilo compete-se em distâncias de 50m, 100m e 200m.

Estilo medley – os nadadores têm de nadar todos os quatro estilos alternadamente, em uma sequência que é:

* Nas provas individuais: borboleta, costas, peito e crawl;

* Nas provas de revezamento: costas, peito, borboleta e crawl.

Há provas de medley para as distâncias de 200m e 400m em piscinas de 50m, e 100m, 200m e 400m em piscinas de 25 metros.

Diversão:

Como atividade de recreação, a natação é muito popular. Muitos nadadores entram na água apenas para se divertir, tanto em piscinas artificiais quanto em mares, lagos e rios. Embora os estilos de nado para competições sejam utilizados também no lazer, é muito comum que os nadadores usem estilos menos rígidos.

Natação é um dos esportes mais procurados nas academias. Excelente para melhorar o condicionamento físico, ela traz vários benefícios ao organismo, como os citados logo abaixo:
  • Diminuição da gordura corporal;
  • Aumento da força e resistência muscular;
  • Diminuição da frequência cardíaca em repouso;
  • Aumento do VO2 máximo;
  • Aumento da ventilação pulmonar;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Melhora do condicionamento cardiorrespiratório;
  • Melhora da coordenação, do ritmo, da flexibilidade, do tônus muscular, da agilidade;
  • Melhora da autoestima;
  • Grande bem estar;
  • Socialização;


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário